Universidades Renovadas Campos dos Goytacazes,RJ

Celebrando Pentecostes-1º dia da Reflexão:O Espírito Santo no seio da Santíssima Trindade

Leitura Bíblica:Mt 3,13-17

Deus é um só,mas tem três modos de ser,de existir.Da única essência,da única natureza divina,participam três pessoas divinas.Estas pessoas são absolutamente igual,quanto á natureza,á essência,quanto à onipotência e à santidade,mas são distintas,pois que uma não é a outra,e inclusive se manifestam conjuntamente a nós (no batismo de Jesus por exemplo)."Aquele que é o Pai não é o Filho,e aquele que é o Filho não é o Pai,nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho"(cf.XI Concílio de Toledo,675,DS 530).Além disso podemos falar apropriadamente de diferentes missões divinas (processões):uma é a missão do Filho,e outra é a missão do Espírito Santo-ainda que,sempre quando age, Deus age trinitariamente.A isso chamamos de mistério da Santíssima Trindade.E mistério é sempre mistério.Mas às vezes dá-se-nos a impressão de que alguns mistérios são "mais misteriosos" que os outros.Este da Santíssima Trindade,por exemplo.Realmente não é nada fácil,dentro de nossa lógica humana,aceitar,sem uma certa inquietude,a realidade de três pessoas num só Deus.As Três pessoas divinas,por si,já são um mistério.Das três,porém,a mais "misteriosa" é,por assim dizer a pessoa do Espírito Santo.Porque Ele não tem um rosto (como o Cristo),não tem uma imagem (como a que fazemos do Pai),não tem um "sinônimo" a que possamos nos agarrar.De fato,O Espírito veio até nós de modo misterioso,sutil "interior".E não há nenhum mal em termos mais dificuldades em entendê-lo.O que não podemos permitir é que,diante desta maior dificuldade em compreendê-lo,acabemos por rejeitá-lo a um segundo plano em nossa espiritualidade,deixando-o "de lado" em nossas orações,em nossa devoção,em nosso relacionamento com a Trindade.Só ousamos falar desse mistério-coisa que jamais descobririamos por nós mesmos-porque Deus tomou a iniciativa em revelá-lo a nós,e,conosco a sua própria vida íntima e misteriosa.E se Deus se revelou em três pessoas,é porque é da vontade dele que nós o conhecermos e o amemos em suas três maneiras de ser.Pois quanto mais conhecermos mais o amaremos e compreenderemis seu plano amoroso e suas intenções para nossas vidas.

Deixe o seu comentário sobre esse tema.

Categoria: RCC
Escrito por joseph-charles às 10h25

Jesus:Modelo a ser imitado

Citação:1 Cor 4,14-21

O que temos a fazer assim como São Paulo nos narra na Primeira Carta aos Coríntios,quando ele fala sobre o modelo de Jesus a ser imitado.Por isso São Paulo escreve na Carta aos Gálatas sobre este tema que é uma promessa de Deus:"Filhinhos meus,por quem de novo sinto dores de parto,até que Cristo seja formado em vós".(Gl 4,9).São Paulo se expressou de forma carismática,ao enviar as suas promessas de Deus aos seus filhos.Ele ainda afirma:"Quanto a Ele,conheceis a sua inabalável fidelidade tal como um filho ao pai,ele se dedic,comigo,a serviço do Evangelho".(Fl 2,22).Ainda percebemos que o grande sentido de Paulo é que todos conheçam a fidelidade,no qual se dedica a serviço do Evangelho.E para encerrar o estudo,São Paulo conclui assim:"O que aprendestes,recebestes,ouvistes e observastes em mim,isto praticai,e o Deus da paz estará convosco".(Fl 4,9).

Categoria: Estudo Bíblico
Escrito por joseph-charles às 09h31

Cenáculo de Pentecostes

Escrito por joseph-charles às 09h24

Novena de Pentecostes

de 24/05 a 30/05,estaremos iniciando a Novena de Pentecostes,fique ligado,o tema do 1º dia da Novena é:"O Espírito Santo no seio da Santíssima Trindade".Aguardem

Joseph Charles

Escrito por joseph-charles às 16h49

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]

Meu perfil
BRASIL, Sudeste, CAMPOS DOS GOYTACAZES, Parque Califórnia, Homem, Informática e Internet, Música, Igreja Católica
MSN -

Programa Escola da Fé-TV Canção Nova
 Dom Alberto Taveira-Acerbispo de Palmas-TO

VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!