Universidades Renovadas Campos dos Goytacazes,RJ

RCC

  
 
 

Uma casa para a Renovação Carismática do Brasil

O presidente do Conselho Nacional da RCC, Marcos Volcan, fala sobre a construção da sede do movimento, em Canas/SP.Durante sua pregação, no Congresso Nacional deste ano, o presidente da RCC, também deu uma boa notícia a todos os presentes: a Renovação Carismática ganhou um terreno para construir sua sede. Nessa breve entrevista, Marcos nos explica a importância dessa aquisição.

Presidente, ter uma sede era um sonho antigo do Movimento, que finalmente está prestes a ser concretizado. Como isso aconteceu?

Marcos Volcan: Há aproximadamente quatro anos, lançamos de forma oficial, uma idéia que já não era tão nova, ou seja, a de construirmos uma sede nacional para a Renovação Carismática Católica do Brasil. De lá para cá, muitas possibilidades surgiram. Algumas pessoas, sensibilizadas, ofereceram terrenos para este fim. Entretanto, por diversas razões as ofertas não se adequavam às nossas necessidades. Ter este terreno era muito importante, pois nos últimos anos a RCC se organizou para poder dar passos no sentido de construir a sua sede. Nosso Escritório Administrativo, através dos diversos setores, ganhou uma boa experiência: adquiriu equipamentos, adotou sistemas para informatização de nossos trabalhos, reformulou seus departamentos financeiro e comercial e desenvolveu uma nova forma de comunicação. Tudo isso nos dá a segurança de que estamos mais maduros e estruturados para uma missão tão grande. Durante o Congresso Nacional, tivemos a grata oportunidade de comunicar, oficialmente, que uma área de 90 mil metros quadrados nos foi disponibilizada pela Prefeitura de Canas/SP para a construção da nossa sede.

Essa história será contada com mais detalhes em outras ocasiões. Por ora, compartilho essa etapa mais recente: após recebermos a proposta da Prefeitura, a apresentamos ao Conselho Nacional em uma reunião que antecedeu o Congresso. Depois de uma avaliação e discernimento, os conselheiros presentes aprovaram, por unanimidade, a construção de nossa sede nesta região do Vale do Paraíba.

Já há uma perspectiva a respeito do começo da Construção?

Marcos Volcan: Temos, agora, diante de nós uma grande tarefa, que exigirá um envolvimento da RCC de todo o Brasil. Um grupo composto por arquitetos e engenheiros já fez um primeiro esboço da planta. Em nossa próxima reunião do Conselho Nacional, em outubro, deveremos conversar e tomar as decisões relativas à construção para, então, desencadear uma ampla campanha de mobilização de recursos para este fim. Louvamos a Deus, pois não se trata apenas de uma construção, mas de uma casa para a Renovação Carismática Católica do Brasil. Estamos convictos de que este local representará e promoverá ainda mais a unidade e identidade de nosso movimento, colaborará com a implantação da Cultura de Pentecostes, ajudará a guardar nossa história e formará nossos membros. Um lugar de bênçãos, onde nos reuniremos e contaremos a nossos filhos e a todos os que ali estiverem as maravilhas do Senhor. Estamos certos de que com as orações e determinação de todos que pertencem à RCC, e com a intercessão de Maria, haveremos de superar os novos desafios.  Nossa sede, para glória do Senhor Jesus, haverá de concretizar-se!



Escrito por joseph-charles às 07h33
[] [envie esta mensagem] []


 
  
 
 

Grupo de Oração Eu participo!

"Pedro lhes respondeu:"Arrependei-vos,e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados,e recebereis o dom do Espírito Santo.Pois a promessa é para vós,para os vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor nosso Deus".(At 2,38-39).

Neste Domingo (21/06),eu estava assistindo o programa "Celebrando Pentecostes",na Tv Canção Nova,apresentado por Lázaro Praxedes,e o tema que foi abordado foi:Grupo de Oração,Eu participo! Nesse tema pude perceber a presença do Senhorio de Jesus nos diversos grupos de oração,em nossas paróquias,pude perceber a presença do Espírito Santo de Deus em meu ser,isso pra mim foi muito fundamental em meu coração.A partir daí,temos realmente quero colocar aqui no nosso blog,a respeito do Projeto que a RCC Brasil promove em todo país:

Grupo de oração, eu participo!

Como tem sido a nossa participação no Grupo de Oração? Estamos sendo fiéis semanalmente? Será que achamos que a nossa presença no GO é facultativa porque participamos de algum ministério? Não estamos substituindo a nossa presença no GO pelos grandes eventos e retiros?

Na reunião de setembro de 2007 do Conselho Nacional da RCC, em Brasília-DF, o Senhor nos pedia uma volta profunda ao início, ao entusiasmo e à alegria do primeiro amor. Dizia o Senhor: "No início, vocês se maravilhavam com o grande mistério do meu amor. Sabiam que estavam diante de uma realidade maravilhosa, grande, magnífica, que ultrapassava o vosso entendimento, e ficavam na expectativa de poderem ser tocados pela minha graça. Vocês esperavam milagres de mim. Quero que voltem a esperar milagres e a enfrentar os problemas de suas vidas com fé".

Volta profunda ao início é também o grupo de oração, a porta permanentemente aberta. Confirmação: Apo 3, 7-13 "Conheço as tuas obras: Eu pus diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar; porque apesar da tua fraqueza, guardaste a minha palavra e não renegaste o meu nome."

Dessa forma, percebemos que uma nova unção se derrama sobre a RCC no Brasil e que, obedecendo à voz do Senhor, nos próximos anos a prioridade será a valorização dos grupos de oração.

Que o Espírito Santo nos conduza, nesse momento histórico, a investirmos sem reservas no “avivamento” e na formação dos servos dos grupos de oração espalhados por todo o Brasil!


O que é Grupo de Oração?

Se a nossa prioridade é o Grupo de Oração, vamos recordar o que é Grupo de Oração Carismático.

O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação Carismática Católica, é a expressão máxima e principal da RCC, tendo três momentos distintos: núcleo de serviço, reunião de oração e grupo de perseverança.

Podemos também definir Grupo de Oração como sendo uma comunidade carismática que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo. Trata-se de uma reunião semanal na qual um grupo de fiéis coloca-se diante de Jesus, sob a ação do Espírito Santo, para louvar e glorificar a Deus, participar dos dons divinos e edificar-se mutuamente.

O grupo de oração da RCC não deve esquecer, obviamente, de sua identidade carismática. Os outros grupos dentro de outras experiências são importantes para a Igreja e para as pessoas, mas o Grupo de Oração carismático tem características próprias: Batismo do Espírito Santo e o uso dos Carismas.

Cada Grupo de Oração precisa ser, na Igreja e no mundo, rosto e memória de Pentecostes, assumir a responsabilidade pela transformação da nossa cultura, criando não só na Igreja, mas no mundo todo, uma cultura de Pentecostes através da qual todos busquem a construção do Reino de Deus. A vivência dessa vocação da Renovação Carismática pede uma consagração sincera de cada um de nós, sem reservas, mantendo a perseverança até nossa Páscoa definitiva.

Um Grupo de Oração cumpre bem sua missão quando seus integrantes vivem plenamente a vida de oração, pessoal e comunitária, aliada à formação, guardiã dos carismas.


Autor: José Maria de Mello Júnior - Coordenador da Comissão Nacional de Formação

 

Esse é o projeto que a RCC promove no coração dos Cristãos através da Obra do Senhor

Deus abençõe

Joseph Charles

Universidades Renovadas-Campos dos Goytacazes,RJ



Escrito por joseph-charles às 10h44
[] [envie esta mensagem] []


 
  
 
 

A Efusão do Espírito Santo

Citação Bíblica:Gl 5,16-23

Reflexão:

Por sua Páscoa,Jesus Cristo redimiu todo o gênero humano.Por Ele,todos os homens têm acesso à salvação.É fundamental,porém,que todos e cada homem-já havia salvos-assumam,explícita e pessoalmente-,essa salvação.O mistério da salvação oferecido gratuitamente por Deus precisa ser aceito livremente por cada um de nós como opção pessoal,em uma atitude de obediência de fé."Para que se preste essa fé,exigem-se a graça prévia e adjuvante de Deus e os auxílios internos do Espírito Santo,que move o coração e converte-o a Deus,abre os olhos da mente e dá "a todos suavidade no consentir e crer na verdade".A fim de tornar sempre mais profunda a compreensão da Revelação,o mesmo Espírito Santo aperfeiçoa continuamente a fé por meio de seus dons'' (cf.Constituição Dogmática Dei Verbum,n.5).Ou seja,não se avança na percepção progressiva do mistério da salvação realizada por Jesus Cristo sem se deixar habitar em plenitude pelo Espírito Santo,sem experimentar continuamente de sua efusão admirávelmente manifestada,derramada,dada e comunicada em Pentecostes (cf.Cat.da Igreja Católica § 731),mas prometida para estar conosco eternamente."Tendo entrado uma vez por todas no santuário do céu,Jesus Cristo intercede sem cessar por nós como mediador que nos garante permanentemente a efusão do Espírito Santo".(Cat.da Igreja Católica §667).O Espírito não cessa,pois,de levar continuamente as pessoas á experiência do Cristo vivo e ressuscitado,através de sua efusão.Crentes,descrentes,batizados só de nome,praticantes,santos e pecadores,são visitados por essa graça na pascal (v.Catecismo da Igreja Católica §731), e dão um salto qualitativo na fé,que vai de um não conhecimento,de um conhecimento insuficiente,de um conhecimento estribado na cultura e na razão,apenas a um conhecimento experiencial,que aguça a fé e sacia a sede,e que envolve todo o nosso ser,e proporciona a todos uma progressiva tomada de consciência a respeito do real significado dos sacramentos da iniciação cristã,do que significa ser cristão,ser salvo,ser Igreja...

Partilha:

Depois de refletirmos sobre os principais temas  para a preparação da Solenidade de Pentecostes,vimos aqui que a efusão do Espírito Santo,colocou no nosso ser,toda essa formação de espiritualidade,ou seja,o Espírito Santo,agiu com muita vontade de proclamar essa verdade,portanto,o Espírito Santo reinflama os seus carismas que está em Deus,(cf.II Tm 1,16).portanto deixamos que o batistmo do Espírito Santo derrame toda a sua graça,sobre todos nós,pois o Espírito Santo possa derramar em nós a perseverança do seu infinito amor,saibamos que a partilha em que nós estamos vivendo,possamos então mostrar que o exemplo que estamos dando,é a motivação de uma fonte de Água Viva,em nossos corações,possamos então perceber que o Espírito Santo flui,a nossa consciência no nosso ser,precisamos então,de uma vida renovada,e que precisamos então revnovar o nosso batismo,as nossas promessas com Deus,como também vimos que nessa certeza,somos mais que vencedores(cf.Romanos 8,37).Portanto vamos pedir ao Espírito Santo que jorre sobre todos nós a água do amor e que lava e purifica e restaura o nosso coração,para que a nossa alma não seja dominada pelo pecado,possamos então deixar que o Espírito Santo derrame sobre todos nós o seu amor infinito!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Para sempre seja louvado!



Escrito por joseph-charles às 08h04
[] [envie esta mensagem] []


 
  
 
 

A Catequese de Jesus sobre o Espírito Santo

Citação:Jo 14,12-17

Reflexão do dia:

Jesus Cristo é o portador definitivo das boas novas da Revelação.Anuncia-nos com autoridade que Deus é Pai,que Ele e o Pai são um,e que o Espírito Santo é o "outro Paráclito",que haveria de vir para dar testemunho dele.Nos capítulos 14,15 e 16 de São João,especialmente,Jesus expõe aos seus discípulos uma nova e esclarecedora catequese sobre o Espírito Santo.Refere-se a Ele,pela primeira vez,como a alguém,como a uma Pessoa.Explica-nos o novo modo como essa Pessoa Divina estará em nosso meio,e qual a essência de sua missão:estará conosco eternamente;e não só conosco,mas em nós;(Jo 14,15-17);ensinar-nos à todas as coisas e nos recordará tudo o que Jesus nos disse (cf.Jo 14,26);dará testemunho,não de Si mesmo,mas de Jesus (Jo 15,26);e que-era verdade-,convinha a nós que Ele (Jesus),voltasse para o Pai,porque,assim,o Espírito viria para estar conosco,e nos convenceria a respeito do pecado,da justiça e do juízo (cf.Jo 16,7-8);e que Ele  nos conduziría à completa verdade,pois não falaria de Si mesmo,mas tomaria daquilo que ouvira do próprio Cristo,e o glorificaria! (cf.Jo 16,13-14).

Partilha sobre o tema de hoje:

Nós estamos nos aproximando da Solenidade de Pentecostes,com esse tema sobre a Catequese de Jesus sobre o Espírito Santo,nos recorda o Ano Catequético que a Igreja do Brasil,promove a todas as Dioceses de todo o Brasil,porém o tema do Ano Catequètico nos torna discípulos e missionários de Jesus Cristo,como podemos ver o tema do Ano Catequético está inspirado na passagem do Evangelho de São Lucas,que fala sobre os Díscípulos de Emaús(cf.Lc 24,32.35),que tiveram uma experiência maravilhosa ao ouvir que Jesus ensinava quando Ele falava e explicava as Escrituras e parte o pão.Compreendemos que nessa reflexão,podemos destacar que,o Espírito Santo pormove em nosso coração,uma experiência que vamos fazer igual aos discípulos de Emaús afirmando sobre os ensinamentos que Jesus preparou para eles.Portanto deixamos que o Espírito Santo,possa tocar em nossos corações,e que peçamos a vinda do Espírito Criador,para que possamos então nos colocar diante da presença do Espírito Santo de Deus,e que com a chegada de um novo Pentecostes,tenhamos em nossas vidas,toda nossa restauração,que então,possamos partilhar sobre todos esses sentidos que estamos passando e vivendo uma experiência de sermos batizados pelo Espírito Santo,possamos levar todas as nossas experiências para todas as pessoas que precisam ouvir a Boa Nova do Evangelho,levar a Boa Notícia para os que mais precisarem,conhecendo os ensinamentos do Senhor Jesus,que nessa experiência,possamos então elevar todas as nossas experiências da Palavra de Deus a todos.Vamos portanto pedir ao Espírito Santo,que proclame essa verdade,que proclame a todos nós a experimentarmos a presença de Jesus em nosso coração,e que Ele possa nos dar um Espírito renovado em nós,que sejamos batizados pela Água Viva,jorrando em nossos corações.

Louvado Seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Para sempre seja louvado!

 

Deixe seu comentário sobre este tema!



Escrito por joseph-charles às 08h13
[] [envie esta mensagem] []


 
  
 
 

4º dia da reflexão de Pentecostes:O Espírito da Promessa no Antigo Testamento

Citação:Ez 36,24-28

Reflexão do dia:

É da maior importância para a nossa abertura à pessoa do Espírito Santo,compreendermos adequadamente-tanto quanto nos permite a Revelação e a nossa capacidade de interpretá-la-o significado central daquilo que aconteceu no histórico evento de Pentecostes.Pentecostes não é,simplismente,"a vinda do Espírito Santo",como comumente costuma-se afirmar.O Espírito Santo-Pessoa divina que é-,sempreestve presente na história da humanidade,não sendo pois correto crer que Ele só tenha vindo atuar em nosso meio depois de Pentecostes.De fato,já no segundo versículo da Bíblia (Gn 1,2),encontramos a expressão: ..."O Espírito pairava sobre as águas...".E ela nos ensina ainda,por exemplo,que Ele desceu sobre Enoque,Abraão,Isaac e Jacó;que o Faraó compreendera que Josué possuía o Espírito de Deus;que os milagres de Moisés eram operados por Sua virtude;que atuou em Otoniel,Gedeão,Débora e Sansão;que Samuel e Davi profetizavam pelo Espírito Santo;que Azarias e Oziel o possuíam.E Isaías (capítulo 63,11-12),aduz:"Onde habita aquele que enviou no meio deles o Espírito Santo,guiano Moisés pela destra? Desceu o Espírito do Senhor e foi o guia do seu povo"...Outras passagns da Sagrada Escritura confirmam esta presença e este operar do Espírito Santo nos tempos descritos pelo Antigo Testamento.Do contrário dessas afirmações,podemos caracterizar em certo sentido o modo como o Espírito Santo estava presente e operava na história da salvação.

Partilha:Conforme o tema do nosso quarto dia da nossa reflexão de Pentecostes,sabemos que o Espírito Santo,age de todo momento em nossa vida,pois a palavra de Deus nos fala claramente:"Derramarei sobre vós águas puras,que vos purificarão de todas as vossas abominações".(cf.Ez 36,25).Porém o Espírito Santo derrama sobre todos nós a água pura que transforma todo o nosso ser através do Batismo,quando por exemplo,da parte de Deus pela boca de seus profetas e depois,pela boca do próprio Jesus),nos dava conta de que,para os tempos messiãnicos-ou seja,depois da vinda do Filho.Vimos também que na nossa reflexão de hoje é da maior importãncia para a nossa abertura á Pessoa do Espírito Santo,logo nesse sentido,veio uma passagem que está no Livro do Profeta Isaías que diz que "O Espírito Santo repousa sobre mim",(cf.Is 61,1ss).como podemos observar que temos uma promessa de Deus a ser cumprida,por exemplo,o Espírito Santo vem dar um coração novo e Ele vai por um Espírito novo (cf.Ez 36,26).Por isso,o Espírito Santo de Deus,vem agindo com todo o seu poder,levando a água pura do Espírito Santo,isso nos faz lembrar da música do Eugênio Jorge,"Nascer de novo",que diz uma frase muito maravilhosa:"O vento sopra onde quer,você ouve o ruído,mas não sabe de onde vem para onde vai",por isso meus irmãos e irmãs,peçamos ao Espírito Santo que derrame sobre todos vós o Espírito de sabedoria,o Espírito de bondade e o Espírito de amor,que possa dar,para todos nós uma água viva jorrando sobre todos nós por isso eu proclamo pra vocês essa verdade:"Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força e sereis minhas testemunhas em Jerusalém,em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo".(cf.At 1,8).Sejam testemunhas do Espírito Santo e que Ele dará a força e o poder do seu batismo.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Deus abençõe a todos

Partilhem sobre esse tema.

 

 

 



Escrito por joseph-charles às 08h20
[] [envie esta mensagem] []


 
  
 
 

3º Dia da reflexão de Pentecostes:O Espírito Santo é uma Pessoa

Citação:At 13,1-4

Reflexão do dia:Como já vimos.Deus é sempre um mistério.E das três Pessoas,o Espírito Santo parece ser a mais misteriosa de todas.É o "Deus sem face" (ao contrário do Filho que assumiu a nossa natureza humana),o "Deus sem referência humana" (ao contrário da Primeira Pessoa,a quem chamamos por um nome que nos é bastante comum:Pai!)... Para refletir-se a Ele,as Sagradas Escrituras lançam mão de símbolos,tais como:Água,Unção,Fogo,Nuvem,Luz,Selo,Mão,Dedo e Pomba (Catecismo da Igreja Católica nºs 694 a 701).E quando questionados a respeito de quem é o Espírito Santo,comumente também respondemos com conceitos totalmente impessoais,ou abstratos,como:"Ele é o amor,a consolação,a luz,a força,a esperança,o revelador...".

Na realidade,Deus é,na sua natureza,amor (cf.1 Jo 4,16).Por conseguinte,dom vida incessante doada.Enquanto fonte permanente deste dom,Deus é Pai.Enquanto expressão e receptor deste dom,Deus é Filho.Enquanto dom mesmo,ele é o Espírito."Uma só essência,uma substância ou natureza,mas três pessoas",nos ensina o Concílio de Latrão.E de fato,apredemos todos-e desde cedo-que o Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade.Mas em que sentido? Como é que alguém que eu não ve,não toco,e que é "espírito",pode ser uma pessoa?...Ainda que limitados pelo curto alcance dos conceitos humanos,podemos ser auxiliados nessa ''compreensão" quando associamos a palavra pessoa (persona ao conceito de personalidade.O Espírito Santo traz em si todos os atributos de uma personalidade.Ele tem inteção (cf.Rm 8,27),tem conhecimento (cf.1 Cor 2,10-11),tem vontade própria (cf.1 Cor 12,11),e experimenta emoções (cf.Ef 4,30).Ele se relaciona e age como somente uma pessoa poderia fazê-lo:Ele fala (cf.At 1,16),ora (cf.Rm 8,26-27),ensina(cf.Jo 14,26),opera milagres (cf.At 2,4;8,39),ordena (cf.At 8,29;10,19-20;11,12;13,2),proíbe (cf.At 16,6-7),guia as pessoas (cf.Rm 8,14),3 consola a Igreja (cf.At 9,31)-entre outras tantas ações...

Partilha:

Esse tema da nossa reflexão de hoje,registra um dos momentos em que o Espírito Santo faz parte da Santíssma Trindade,como podemos observar,Jesus Cristo é as três pessoas na Santíssima Trindade,Jesus que é Pai,Jesus que é o Filho,e Jesus que é o Espírito Santo,porém a reflexão de hoje traz para nós o que nós devemos fazer através da Unção e do Batismo do Espírito Santo,é a nossa maior grandeza,de experimentar o Batismo do Espírito Santo,sobre todos nós,como por exemplo a Palavra de Deus nos diz assim:"Enviados assim pelo Espírito Santo,foram a Selêucia e daí navegaram para a Ilha de Chipre".(At 13,4).Isso nos faz lembrar de que o Batismo do Espírito Santo nos envia como apóstolos da Efusão do Espírito Santo,como dizia o Papa João Paulo II em sua Homilia de Pentecostes que dizia assim:"Experimentamos o clima de Pentecostes,que tornou quase visível a fecundidade do Espírito na Igreja,Movimentos e Novas Comunidade,expressões providenciais da nova primavera suscitada pelo Espírito com o Concílio Vaticano II,constituem um anúncio do Poder do amor de Deus que,superando divisões e barreiras de todo o gênero,renova a face da terra,para constituir nela a civilização do amor".(cf.Papa João Paulo II,Homilia de Pentecostes,Maio de 1998).Então caríssimos irmãos e irmãs,precisamos renovar o nosso compromisso com o Batismo do Espírito Santo,e que o amor de Deus,possa ser derramado no nosso coração,precisamos renovar o nosso batismo e renovar a nossa espiritualidade através da unção e do amor do Espírito Santo.Portanto vamos pedir ao Senhor,que nos batize cada vez mais com a tua unção,e que renove em nós o seu amor em nossos corações.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Partilhe a sua experiência sobre o Batismo do Espírito Santo!

Deus abençõe

Joseph Charles D´almada Batista



Escrito por joseph-charles às 09h39
[] [envie esta mensagem] []


 
  
 
 

2º dia da Novena de Pentecostes-O Espírito Santo é Deus

Citação: 1 Cor 2,9-12

Reflexão do dia:

Muitas pessoas concebem o Espírito Santo como uma "força de Deus",ou como uma "luz divina",ou ainda,como uma "consolação divina" que Deus  nos concede apenas.Embora possamos também considerá-lo como essas realidades todas,é necessário termos em conta que o Espírito Santo não é "uma parte",ou " um aspecto" da ação divina Ele é Deus! Mesmo não assumindo a nossa natureza humana como Jesus-que se fez carne,um de nós-o Espírito Santo é Deus mesmo.Terceira Pessoa da Santíssima Trindade,um com o Pai e o Filho.Procede do amor entre eles,uma só essência,uma só natureza com Eles.Como é livre,tem inteligência e vontade.Tudo vê,tudo conhece,está presente em tudo e em todos.Exerce hoje,em mim-em cada criatura,em todos os filhos de Deus-,a missão de santificador,de consolador.É o Senhor da vida! É aquele que,agindo em nosso interior desde o nosso Batismo,nos leva a conhecer a Jesus,amá-lo,a seguir seus ensinamentos.Ele nos revela Jesus-Caminho,Verdade e Vida.Ele nos convence de que somos salvos pelo sangue do Cordeiro sem mancha,Jesus Cristo.Deus sem face.A humanidade de Deus.Puro Espírito,que escolheu nosso ser para seu Templo.Sua morada,habitando nosso frágil espírito humano.No Credo nicenoconstabtinopolitano,rezamos:"Creio no Espírito Santo,Senhor que dá a vida,e procede do Pai e do Filho;e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado;Ele que falou pelos profetas".

Meditação da Palavra:

São Paulo narra para nós, sobre a sabedoria de Deus ao nosso batismo pelo Espírito Santo,porém,somos frutos do Espírito Santo,diante do Cordeiro,sem mancha e sem pecado,podemos observar,que o Espírito Santo,possa derramar as tuas graças e a sua unção,porém começamos,a meditar o grande exemplo que a palavra de Deus,vem suscitar o amor de Deus,porém somos renovados,no qual tivemos a graça e a redenção do poder do Espírito de Deus,já em Atos dos Apóstolos capítulo 1 versiculo 8,nos fala sobre a força do Espírito Santo que descerá sobre todos nós.(cf.At 1,8).Sejamos então testemunhas da força e do poder do Espírito Santo,onde também nós presenciamos a presença do Espírito Santo,como porém vamos renovar o nosso batismo,que através do teu poder de ungir-nos em nosso coração,para que tenhamos a força do Espírito Santo de Deus que nos batiza com o teu poder,e que Ele derrame sobre todos nós a unção e a graça do Espírito Santo.Quando você se sentir oprimido e atribulado,quando for visitado pela angústia,tenha fé em que há uma saída.Não lamente.Chegou a hora de invocar o Espírito Santo e rezar sem se deixar abater pelo desãnimo e pela reclamação.Quem fica reclamando da vida,passa a vida reclamando.Reze!O Senhor o ouvirá.A força da nossa oração para obtermos a graça de que tanto necessitamos não vem dos méritos ou de uma vida perfeita,mas da bondade de Deus.Confie na misericórdia de Deus!



Escrito por joseph-charles às 00h56
[] [envie esta mensagem] []


 
  
 
 

Celebrando Pentecostes-1º dia da Reflexão:O Espírito Santo no seio da Santíssima Trindade

Leitura Bíblica:Mt 3,13-17

Deus é um só,mas tem três modos de ser,de existir.Da única essência,da única natureza divina,participam três pessoas divinas.Estas pessoas são absolutamente igual,quanto á natureza,á essência,quanto à onipotência e à santidade,mas são distintas,pois que uma não é a outra,e inclusive se manifestam conjuntamente a nós (no batismo de Jesus por exemplo)."Aquele que é o Pai não é o Filho,e aquele que é o Filho não é o Pai,nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho"(cf.XI Concílio de Toledo,675,DS 530).Além disso podemos falar apropriadamente de diferentes missões divinas (processões):uma é a missão do Filho,e outra é a missão do Espírito Santo-ainda que,sempre quando age, Deus age trinitariamente.A isso chamamos de mistério da Santíssima Trindade.E mistério é sempre mistério.Mas às vezes dá-se-nos a impressão de que alguns mistérios são "mais misteriosos" que os outros.Este da Santíssima Trindade,por exemplo.Realmente não é nada fácil,dentro de nossa lógica humana,aceitar,sem uma certa inquietude,a realidade de três pessoas num só Deus.As Três pessoas divinas,por si,já são um mistério.Das três,porém,a mais "misteriosa" é,por assim dizer a pessoa do Espírito Santo.Porque Ele não tem um rosto (como o Cristo),não tem uma imagem (como a que fazemos do Pai),não tem um "sinônimo" a que possamos nos agarrar.De fato,O Espírito veio até nós de modo misterioso,sutil "interior".E não há nenhum mal em termos mais dificuldades em entendê-lo.O que não podemos permitir é que,diante desta maior dificuldade em compreendê-lo,acabemos por rejeitá-lo a um segundo plano em nossa espiritualidade,deixando-o "de lado" em nossas orações,em nossa devoção,em nosso relacionamento com a Trindade.Só ousamos falar desse mistério-coisa que jamais descobririamos por nós mesmos-porque Deus tomou a iniciativa em revelá-lo a nós,e,conosco a sua própria vida íntima e misteriosa.E se Deus se revelou em três pessoas,é porque é da vontade dele que nós o conhecermos e o amemos em suas três maneiras de ser.Pois quanto mais conhecermos mais o amaremos e compreenderemis seu plano amoroso e suas intenções para nossas vidas.

Deixe o seu comentário sobre esse tema.

 



Escrito por joseph-charles às 10h25
[] [envie esta mensagem] []


 
  
 
 

Novas Comunidades:Primavera da Igreja

"A Igreja gozava então de paz por toda a Judéia,Galiléia e Samaria.Estabelecia-se ela caminhando no temor do Senhor,e a assistência do Espírito Santo a fazia crescer em número".(At 9,31).

 

A maioria das Novas Comunidades vem da Renovação Carismática Católica.Abrindo-se ao Espírito e redescobrindo no Pentecostes suas origens,elas são capazes de experimentar,como as primeiras comunidades,uma verdadeira vida de comunhão e relacionamento fraterno e profundo.Amem profundamente a Igreja,inspiram-se com fidelidade na vida das Igrejas locais e sejam como base de todo o resto,capazes do amor recíproco,que faz os homens e as mulheres de nosso tempo nos reconhecer como verdadeiros discípulos de Cristo.Como não temos,por nós mesmos,tal força,que nos seja concedido o Espírito Santo,que é por si comunhão e unidade.Conhecê-las é uma das riquezas da Igreja em nosso tempo.Meu convite é que os diversos aspectos de sua presença e testemunho na Igreja suscitem maior amor à Igreja e compromisso real com a nova evangelização.

Com a formação de comunidades autênticas e vivas,o mundo verá uma nova face da Igreja.Uma nova vida de comunhão pode ser carregada de um novo dinamismo,no qual a Igreja,se torma fermento e alma,ao espalhar a fraternidade e a vida trinitária em todos os campos da vida da humanidade,tornando-se assim,o lugar em que se realiza a aspiração profunda de roda de toda pessoa humana a uma realização na liberdade e na comunhão.Daí se explica o desdobramento dos Carismas das Comunidades,no campo da evangelização,da formação,no ecumenismo,nas obras sociais e na educação.Cada uma das Novas Comunidades é uma obra de Deus.Um lugar somente seu na vontade ativa do Pai,que vai realizando continuamente o seu projeto final até terminá-lo.Principalmente,cada uma das nossas Novas Comunidades tem um lugar só seu no coração do Pai,que comtempla a sua obra se fazendo no tempo,e se alegra com a sua realização.Os nossos pastores,que conhecem e se interessam pelas Novas Comunidades,e muitos deles são muito próximos a nós,tem nos repetido:é necessário paciência histórica.É preciso passar pela prova do tempo.Veja que riqueza possuímos e como podemos com ela levar uma valiosíssima contribuição à Igreja e a toda sociedade.Logo,não é verdade que devemos acolher e assumir esse modo de vida que nos foi reservado? Recebendo tão grande presente,só podemos fazer dele um dom para a Igreja e para a sociedade de hoje,tão necessitada deste testemunho concreto e vital.Nas Novas Comunidades,percebemos os membros um impulso crescente de consagrar toda a sua vida a Deus e a serviço da Igreja,especialmente no que se refere à Nova Evangelização.É por isso que o Papa João Paulo II encarrega a Comissão citada anteriormente para avaliar,à luz da experiência,as novas formas de consagração,realidade que vivemos nas Novas Comunidades.Dessa formas,cabe à autoridade eclesiástica,com prudência pastoral e proveito comum,reconhecer oficialmente às novas formas de consagração e propô-las aos fiéis desejosos de uma vida cristã mais perfeita.

 

Texto retirado do Livro Novas Comunidades,Primavera da Igreja,Editora Canção Nova,2008

Deixe seu comentário sobre esse tema

 

Deus abençõe!

Joseph Charles



Escrito por joseph-charles às 09h28
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
Meu perfil
BRASIL, Sudeste, CAMPOS DOS GOYTACAZES, Parque Califórnia, Homem, Informática e Internet, Música, Igreja Católica
MSN -


HISTÓRICO


CATEGORIAS
Todas as mensagens
 Link
 Formação
 Reflexôes e Meditações
 Estudo Bíblico
 Papa Bento XVI
 RCC



OUTROS SITES
 Universidades Renovadas
 Renovação Carismática Católica
 Canção Nova
 Canção Nova-Campos dos Goytacazes,RJ
 Diocese de Campos dos Goytacazes,RJ
 Fraternidade das Novas Comunidades do Brasil
 CNBB-Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
 Paróquia do Sagrado Coração de Jesus-Campos,RJ
 Blog Formação Humana
 Blog Jovens Restaurados
 Artigos de Evangelização
 Palestras Canção Nova
 Comunidade Tudo é do Pai
 Office Web
 Programa Escola da Fé-TV Canção Nova
 Dom Alberto Taveira-Acerbispo de Palmas-TO


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!